REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO ACAD
EDITAL Nº 01/2018
CHAMADA PÚBLICA E NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
O Presidente da Academia Cearense de Administração – ACAD no uso de suas atribuições e
considerando os objetivos institucionais da entidade informa à comunidade em geral e
particularmente aos professores, alunos e profissionais ligados à Ciência da Administração, o
lançamento do presente Edital destinado a tornar público o conjunto de normas que regem a
submissão e o encaminhamento de artigos científicos e outros textos para inserção e composição da
Revista de Administração ACAD.
Os trabalhos deverão ser apresentados pelos interessados no período de 01 de agosto a 30 de
outubro de 2018.
1 – OBJETIVOS DO PERIÓDICO
A Revista de Administração ACAD é uma publicação generalista na área de Administração e
temas correlatos à gestão voltada a administradores, professores, pesquisadores e estudantes.
O objetivo central da Revista de Administração ACAD é ser uma ferramenta para a consecução
da missão da ACAD relativa à disseminação de teorias, conceitos e práticas gerenciais que
promovam, consolidem ou desenvolvam a Ciência da Administração em todas as suas aplicações.
Nesse sentido, a Revista ACAD constitui-se em um veículo para levar a seu público de interesse -
particularmente os administradores e estudantes de administração - e ao público em geral,
informações pertinentes à edição de artigos científicos recentes sobre Administração e sobre as
perspectivas de formação e desenvolvimento profissional de Administradores e gestores tanto de
organizações públicas quanto de empresas privadas. A Revista de Administração ACAD será
também um meio para que administradores proeminentes expressem opiniões sobre a profissão e
suas práticas, bem como sobre temas que de alguma forma impactem as organizações ou o ambiente
econômico/social no qual se encontram inseridas.
A Revista de Administração ACAD será editada com periodicidade semestral em meio eletrônico
e veiculada na página da própria instituição. Poderá também ser acessada por meio de link a ser
inserido nas páginas eletrônicas do Conselho Regional de Administração do Ceará – CRA-Ce e do
Conselho Federal de Administração – CFA.
A Revista de Administração ACAD terá, também, edição impressa que será distribuída entre
empresas e organizações públicas selecionadas.
A emissão e o controle da aplicação de normas de funcionamento da revista bem como a recepção,
seleção e a inclusão de artigos, resenhas, opiniões, projeções e outros materiais integrantes do
conteúdo de cada edição é atribuição do Conselho Editor designado pela Presidência da ACAD.
2 - TIPOS DE TRABALHO E REGRAS PARA SUBMISSÃO
A submissão de trabalhos será exclusivamente pela Internet. Os textos deverão ser enviados para o
endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. em formato Word, de modo a possibilitar formatação e
eventuais correções ortográficas no texto original, caso necessárias.
Serão aceitos trabalhos dos tipos a seguir relacionados, com as características indicadas em cada
tipo.
2.1 – ARTIGOS CIENTÍFICOS: Os artigos, inéditos ou não, podem ser tanto relacionados à
desenvolvimento teórico quanto trabalhos derivados de pesquisas empíricas no campo da gestão.
Artigos relacionados ao desenvolvimento teórico devem ser sustentados por ampla pesquisa
bibliográfica e devem propor novos modelos para fenômenos relevantes no campo da
Administração de organizações públicas ou privadas.
Trabalhos empíricos devem fazer avançar o conhecimento na área por meio de pesquisas
metodologicamente bem fundamentadas, criteriosamente conduzidas e adequadamente analisadas,
que explicitem com clareza os resultados auferidos pela execução de modelos, processos ou
metodologias gerenciais exitosas aplicadas na prática.
Serão aceitos artigos teórico-empíricos baseados em dados primários e/ou secundários (qualitativos
e/ou quantitativos) sobre um determinado tema. O artigo poderá se constituir, ainda, de uma revisão
teórica aprofundada sobre determinado aspecto ou área da gestão organizacional. Cada artigo
poderá ter no máximo três (3) autores. Cada Edição da Revista contará com quatro (4) artigos.
Formatação do trabalho:
– Formato do papel: A4;
– Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
– Espaçamento: simples, texto disposto em uma coluna;
– Alinhamento: justificado;
– Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
– Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
– Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
– Formato do arquivo: WORD;
– O trabalho deve ter entre 10 e 12 páginas, incluindo o texto propriamente dito, ilustrações e
referências bibliográficas.
– O texto deve começar pelo título seguido pelo nome do(s) autor (es) e da introdução.
– Notas: não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto.
– As referências bibliográficas deverão ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema
(autor-data) e apresentadas em ordem alfabética no final do trabalho, de acordo com a norma
ABNT/NBR-6023.
Estrutura sugerida para o trabalho:
¡V Introducao
¡V Problema de Pesquisa e Objetivo
¡V Fundamentacao Teorica
¡V Metodologia
¡V Analise dos Resultados
¡V Conclusao
¡V Referencias Bibliograficas
2.2 ¡V RESENHAS
As Resenhas bibliograficas constituem-se na descricao de livros relevantes na area de administracao
e temas correlatos. O papel da resenha e apresentar, de forma resumida, o tema analisado pelo autor
da obra original. Trata-se, portanto, de um texto de informacao e de opiniao elaborado pelo autor da
resenha ao exercitar o papel de critico do texto original. Nesse sentido, a Resenha deve apresentar
conteudo descritivo e analitico.
Para as finalidades da Revista ACAD, a resenha pode apresentar duas modalidades:
„h Resenha-resumo: caracterizado por ser um texto informativo e descritivo o qual sintetiza os
aspectos e os pontos mais relevantes da obra analisada.
„h Resenha-critica: alem de sintetizar as ideias principais da obra analisada, a resenha critica e
marcada pelo juizo de valor do resenhista.
Em cada edicao da Revista contera a veiculacao de quatro resenhas, sendo duas de obras de autores
classicos da Administracao e duas relativas a analise de obras recentes, com no maximo dois (2)
anos de veiculacao em lingua portuguesa.
Formatacao do trabalho:
¡V Formato do papel: A4;
¡V Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
¡V Espacamento: simples, texto disposto em uma coluna;
¡V Alinhamento: justificado;
¡V Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
¡V Paginacao: inserir numero de paginas no rodape com alinhamento ao lado direito;
¡V Titulos em letras maiusculas e subtitulos em letras minusculas;
¡V Formato do arquivo: WORD;
¡V A Resenha deve ter entre tres e quatro paginas
Estrutura sugerida para o trabalho
O texto deve começar pela indicação do título e do autor da obra objeto da resenha bem como da
edição analisada, da indicação do autor da resenha, seguida da análise da obra, onde deverá ser
apresentada uma visão geral do texto e a descrição sintética do conteúdo de cada capitulo
destacando as principais ideias apresentadas pelo autor original. A análise deverá ser concluída, se
for o caso, com uma opinião crítica do autor da resenha sobre a obra analisada no tocante a sua
contribuição efetiva para a ciência da Administração.
2.3 PERSPECTIVAS
As Perspectivas são textos apresentados na forma de ensaios. Podem ser submetidos por
professores, pesquisadores, empresários, consultores ou executivos de qualquer área, inclusive
alunos de Administração ou áreas afins. Consistem de formas mais livres de contribuição científica
e são caracterizados por abordagens críticas e criativas, revelando tendências ou questionamentos
sobre aspectos atuais ou futuros da profissão. O objetivo desse tipo de texto é levar os leitores a
reflexões sobre temas relevantes acerca da evolução da ciência da Administração. Os ensaios devem
ter consistente embasamento teórico e apontar para inovações, aperfeiçoamentos ou preocupações
no campo da gestão e/ou, simultaneamente, para o esgotamento de práticas e modelos de formação
de gestores e aplicação de práticas gerenciais. Os ensaios são textos curtos, de no máximo cinco
páginas, redigidos obedecendo as normas de edição de textos científicos. Cada edição da Revista
contará com dois (2) textos na forma de perspectiva.
Formatação do trabalho:
– Formato do papel: A4;
– Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
– Espaçamento: simples, texto disposto em uma coluna;
– Alinhamento: justificado;
– Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
– Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
– Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
– Formato do arquivo: WORD;
– O ensaio deve ter no máximo cinco (5) páginas.
Estrutura sugerida para o trabalho
- Título do ensaio
- Autor
- Introdução: breve caracterização do problema ou situação social ou econômica que será objeto da
análise buscando enfatizar a importância de se abordar o tema.
- Análise de contexto: descrição detalhada dos vários aspectos da situação que caracteriza o tema
em estudo, buscando apresentar e discutir os diversos ângulos e perspectivas que caracterizam o
fenômeno social, organizacional ou econômico sob enfoque. Esta parte do trabalho deverá, sempre
que possível e pertinente, ser devidamente fundamentada ou lastreada na literatura que aborda o
tema. A citação das fontes deve ser feita em conformidade com as normas aplicáveis à redação de
trabalhos acadêmicos.
- Conclusões e perspectivas: Nesta seção o autor do texto deverá explicitar suas principais opiniões
sobre os fatos apresentados na etapa de análise de contexto, de modo a transmitir aos leitores a
posição clara do autor sobre as perspectivas do tema em foco, isto é, quais os prováveis
desdobramentos e a situação futura previsível acerca do tema analisado.
2.4 OPINIÕES
Essa seção da Revista de Administração ACAD é reservada para que profissionais da área de
Administração e profissões correlatas registrem ideias, considerações ou opiniões sobre
determinados temas atuais em discussão na sociedade, relacionados de alguma forma com a
ambiência social, econômica ou política que de qualquer modo possa impactar a eficiência das
organizações. São textos curtos, de no máximo uma página, na qual o autor poderá argumentar
sobre determinado tema e apresentar, se for o caso, sugestões para o equacionamento da situação
analisada. Os temas podem ser de abrangência municipal, estadual ou nacional. A fundamentação
básica é que o assunto em questão aborde tema de interesse geral quer de segmentos econômicos
específicos ou da sociedade como um todo. Cada edição da Revista contará com dois (2) textos na
forma de opinião.
Formatação do trabalho:
– Formato do papel: A4;
– Fonte: Times New Roman/ tamanho 12;
– Espaçamento: simples, texto disposto em uma coluna;
– Alinhamento: justificado;
– Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
– Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
– Títulos em letras maiúsculas e subtítulos em letras minúsculas;
– Formato do arquivo: WORD;
– O texto de opinião deve ter no máximo uma (1) página.
Estrutura sugerida para o trabalho
- Titulo do texto
- Autor
- Descrição da opinião do autor sobre o tema que dá título ao texto. Trata-se de texto corrido com
numero adequado de parágrafos curtos suficientes para o autor expressar sua convicção sobre o
tema abordado. Não é necessária fundamentação teórica ou citações de outros autores, embora
sejam admitidas, caso julgadas pertinentes.
3 – AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO
Ao enviar e.mail submetendo à inserção qualquer tipo de trabalho para publicação e veiculação na
Revista de Administração ACAD o(s) autor(es) do(s) texto(s) concorda(m) em fazê-lo de forma
espontânea e sem remuneração, abdicando da prerrogativa de reivindicar a qualquer tempo direitos
autorais, pecuniários ou morais sobre os textos aceitos e publicados pela Revista.
Casos omissos serão dirimidos pela presidência da ACAD.
Fortaleza, 30 de julho de 2018
João Alves de Melo
Presidente da ACAD