Das 40 Cadeiras da ACAD, 31 estarão ocupadas, a partir de então, por pessoas que se dedicam à Ciência da Administração no Estado do Ceará; os eleitos são os Administradores Marcos James Chaves Bessa, Francisco José Sampaio e Eleazar de Castro Ribeiro

A Assembleia ocorreu nas dependências da FCDL/CE, com medidas de segurança para evitar os riscos de contágio pela Covid
A Academia Cearense de Administração (ACAD) elegeu, no dia 20 de novembro, em Assembleia Geral Extraordinária, três novos membros para seu quadro social de Acadêmicos(as). A eleição ocorreu presencialmente durante toda a manhã da sexta-feira, na Sala de Reuniões da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado do Ceará (FCDL/CE), com todas as medidas de segurança para evitar os riscos de contágio pela Covid-19. A Assembleia também foi transmitida por meio da plataforma Google Meet para os(as) que não puderam comparecer.
Os eleitos foram os Administradores Adm. Marcos James Chaves Bessa, Adm. Francisco José Sampaio e Adm. Eleazar de Castro Ribeiro. Os, agora Acadêmicos, ocuparão, respectivamente, as Cadeiras de Nº 29, 30 e 31 da ACAD.
Conheça os três novos Imortais da Academia Cearense de Administração
Adm. Marcos James Chaves Bessa - Cadeira Nº 29

Reitor no Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA), Membro do Corpo Diretivo do Colégio Diocesano Valdemar Alcântara (CDVA), Conselheiro do Conselho Regional de Administração (CRA/CE) e Avaliador do INEP/MEC. Trabalha no ensino superior desde 2007. Professor, Mestre em Administração e Doutorando em Educação, com experiência em Coordenação de Curso de Graduação em Administração, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Gerências de Recursos Humanos, Marketing, Logística e Administrativo.
Adm. Francisco José Sampaio - Cadeira Nº 30

Executivo de educação com formação acadêmica em diversas áreas da gestão, atuando há mais de 20 anos na gestão e em funções de docência e assessoria em instituições de educação superior. Desenvolveu e implantou unidades educacionais, planejamento estratégico, elaboração de projetos pedagógicos de cursos, avaliação institucional, responsabilidade social e programas de Educação à Distância. Participa como Avaliador ad hoc de Curso de Graduação e Institucional de IES do BASis do MEC/INEP/DAES; Detém experiência em Instituições Públicas e Terceiro Setor. É Membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG, Delegacia do Ceará e do Instituto CTEM+.
Adm. Eleazar de Castro Ribeiro - Cadeira Nº 31

Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2006), Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (1996) e graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1981). Foi Coordenador Geral dos cursos de Administração da Faculdade Integrada do Ceará - FIC e do Centro Universitário Christus - Unichristus. Foi Consultor Interno de Comportamento Humano do Banco do Nordeste do Brasil (1979 - 2010). Ministrou disciplinas em diversos cursos de especialização e de mestrado da UFC, Uece, Unifor e Unichristus. Foi Diretor do Conselho Regional de Administração do Estado do Ceará e autor-organizador do livro O Ensino da Administração: Diversidade de Olhares (Editora Unichristus, 2016).
O Presidente da ACAD, Adm. Prof. Dr. João Alves de Melo, cumprimentou os confrades ingressantes e destacou que “a Diretoria manifesta sua satisfação pelo ingresso de três novos acadêmicos. Ao tempo em que saúda Marcos James, Francisco José Sampaio e Eleazar de Castro faz votos de uma permanência com um forte elo no companheirismo e com grandes contribuições para a Ciência da Administração. Aguardamos ansiosos pela data do primeiro encontro”.

À esquerda: Adm. Manoel Messias, Admª. Haline Cordeiro, Admª. Madalena Rego e Adm. Lamarck Mesquita. Do lado direito, Admª. Isolda Parente, Adm. Sérgio Bezerra e Adm. Vladimir Spinelli. Ao centro, o Presidente, Dr. João Melo.
O ingresso na Academia Cearense de Administração (ACAD) é feito por indicação de nomes e apresentação destes para uma Comissão indicada pela Presidência, que avalia os currículos com base em critérios pré-estabelecidos, como “reconhecida competência no exercício de atividades no campo da ciência da Administração” e “idoneidade moral”. A Comissão encaminha seu parecer à Diretoria, que aprova a avaliação e submete os nomes selecionados para eleição em Assembleia Geral, com a participação dos(as) demais Acadêmicos(as).
Uma das últimas cerimônias de posse realizadas pela Academia.
A ACAD
A Academia Cearense de Administração (ACAD) é uma sociedade civil de natureza científica, técnica e cultural que tem como missão promover o estudo, a pesquisa, o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico, a difusão da ciência da Administração e o estímulo à ação e ao aperfeiçoamento dos Administradores e das Administradoras, com foco na discussão de temas relevantes e de interesse público.
A partir do ingresso de novos Imortais em seu quadro social, a Academia passa a ser composta por 31 membros, todos(as) profissionais de destaque em seus respectivos campos de trabalho. Dentre esses membros, encontram-se docentes, gestores(as) universitários(as), dirigentes de órgãos públicos, empresários(as), políticos de projeção nacional e estadual, dirigentes classistas, dentre outros.
A partir do ingresso de novos Imortais em seu quadro social, a Academia passa a ser composta por 31 membros, todos(as) profissionais de destaque em seus respectivos campos de trabalho. Dentre esses membros, encontram-se docentes, gestores(as) universitários(as), dirigentes de órgãos públicos, empresários(as), políticos de projeção nacional e estadual, dirigentes classistas, dentre outros.
Confira registros da ocasião:





Karyne Lane
Assessora de Comunicação da ACAD
085 99742-9969