Presidente da Academia Cearense de Administração - ACAD, reune-se com o Presidente do Senado Federal e autoridades.

Durante a reunião foi discutida a implantação do planejamento estratégico em municípios, utilizando como base  de avaliação o   Índice de Governança Municipal (IGM-CFA), além de debater o protagonismo  do administrador enquanto profissional indicado para gestão e recuperação municipal.    

Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) foi lançado pelo CFA  no final de 2016 e avalia qualidade da administração municipal. O indicador é baseado três dimensões consideradas indispensáveis na gestão pública: o Desempenho (D), a Qualidade da Gestão (QG) e a   Qualidade Fiscal (QF).  A soma das variantes converge no Índice de  Governança Municipal (IGM).  O parâmetro foi adotado pelo Conselho Federal e demais Conselhos Regionais em um estudo  que avalia  todos os município do país, com o objetivo de  propor alternativas  de  gestão, fundamentada no desenvolvimento social, econômico e regional. 

No estudo, o Ceará aparece na sexta posição com melhor índice de gestão para o município de Beberibe, já o município de São Gonçalo do Amarante foi classificado com o melhor índice de gestão fiscal  e Fortaleza com o melhor IGM geral de desempenho.  Acre foi o estado que atingiu o primeiro  lugar geral no ranking de  gestão,  com a capital Rio Branco. 

Na reunião foi debatida a   implantação de um planejamento estratégico de longo prazo,  que  reflita e elabore estratégias  sobre a realidade dos municípios;  identifique  as  potencialidades  de cada localidade para  aplicar de forma racional e sustentável os recursos disponíveis.

logo
Copyright © ACAD 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por TRIBOS.

Search