ACAD comemora os 15 anos de lançamento do “Dicionário de Administração” de seu associado Procurador Municipal Geraldo Duarte

Geraldo Duarte é autor do “Dicionário de Administração”, obra pioneira, lançada em 2002 pela Universidade Federal do Ceará e Imprensa Universitária, com apresentação do inesquecível Reitor Martins Filho e publicação de 1.500 exemplares, completando 15 anos da primeira edição no próximo mês de dezembro.

Como secretário de Planejamento de Maracanaú, em 1994, comprovou a inexistência no País e outras nações de língua portuguesa, de um dicionário de Administração e iniciou um glossário de termos técnicos para uso próprio, trabalho esse que resultou no dicionário. Naquela ocasião, instituiu a Procuradoria Geral daquele município e exerceu sua primeira direção.

Quando do curso de Especialização na UECE, decidiu por apresentar, como dissertação um glossário, com mais de 4.000 verbetes, inclusive com terminologia, também em língua inglesa, que obteve aprovação e indicação para publicação pelos mestres examinadores da UECE.

“Convidado, naquela época, pelo Dr. Geraldo Jesuíno, diretor da Imprensa Universitária, e pelo Reitor Martins Filho, presidente do Conselho Editorial da UFC, para publicar nosso dicionário, devo-lhes e sempre tenho replicado meu reconhecimento a ambos pela existência, inclusive com a apresentação escrita do Reitor dos Reitores Cearenses, enriquecendo a primeira edição, em 2002.” – afirma Duarte.

A primeira edição do trabalho firmou-se para suprir a necessidade de um Dicionário de Administração no País, já que não existia uma obra idêntica. O “Dicionário da Administração” tornou-se referência em pesquisas, inclusive citações em diversos trabalhos acadêmicos, inclusive teses.

Rapidamente, o resultado foi haver-se esgotada a edição. Seguiram-se a segunda, em 2005, com 7.500 verbetes, e a terceira, em 2009, com 8.500 verbetes. Ambas as edições publicadas pela Editora Realce e Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA/CE).

O Dicionário de Administração registra conceitualmente e, também com citação de grandes autores, termos usuais no serviço público e na iniciativa privada, inclusive os de negócios e jurídicos comuns as duas ciências, com expressões em português e seus correspondentes em língua inglesa.

A obra de Geraldo Duarte conquistou referência de estudiosos e profissionais da Administração e de áreas afins. O livro foi citado pelo apresentador Jô Soares, durante um de seus programas, na Rede Globo, à época.

Em 2006, o então embaixador de Portugal Paes de Andrade solicitou ao CRA/CE e o presidente, Administrador Reginaldo Oliveira, destinou-lhe exemplares para a biblioteca da Embaixada. O diplomata encaminhou, também, exemplar à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, onde faz parte do acervo bibliográfico.

Importante ressaltar que a quarta edição não mais teve feitura em papel, porém em versão digital, em e-book. Foi publicado pela KRB Editora, com sede nos USA, e é o primeiro e único dicionário brasileiro no sistema residente Kindle, isto é, você consulta automaticamente qualquer verbete que estiver incluído no livro que estiver lendo, remetendo-o ao verbete correspondente no dicionário.

Também é residente no sistema Amazon.com, site onde os leitores poderão obter maiores detalhes.

Além da forma conceitual, há registros de siglas, jargões e curiosidades da Administração e, na parte inicial do léxico, um sistema de Busca Rápida Inglês-Português e Português-Inglês que indica ao consulente a página onde se encontra o verbete, proporcionando, assim, mais facilidade e rapidez a encontrar o termo desejado.

Em anexo, inclui a Legislação e o Código de Ética da Profissão de Administrador e informações outrasindispensáveis não somente a estudantes e profissionais da Administração, mas também para executivos, servidores públicos, profissionais liberais e participantes de concursos públicos.

Carreira de Geraldo Duarte

Geraldo Duarte foi Auditor da PMF, Chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública do Ceará, executivo da Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás), da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU), Assessor do Ministério de Minas e Energia, Multiplicador de Mediação e Arbitragem do Sistema CFA, SEBRAE, BIRD, CACB e CBMAE, Ouvidor e Conselheiro do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA/CE), autor do Dicionário de Administração, articulista dos jornais Diário do Nordeste (Fortaleza) e jornal da Cidade (Aracaju). Advogado Padrão do Ceará, em 2012. Membro do CRA/CE, OAB/CE, ACI/CE, ASI/SE, IBDM e Acadêmico da Academia Cearense de Administração (ACAD).

logo
Copyright © ACAD 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por TRIBOS.

Search